domingo, 6 de março de 2022

Patagônia Argentina - Ushuaia I - dia 23 e 24 de fevereiro de 2022

 

Quantas boas surpresas a vida nos reserva....

O mundo anda mais louco do que no mês passado, uma dor aperta o peito ao pensar nas injustiças e desigualdades. Não creio que nada vai mudar, infelizmente, embora deseje as mudanças, tenho certeza que não estarei aqui pra ver.

O que me resta é viver, completei em janeiro, dia 30 (olha que dia lindo.. kk) 58 anos. De repente posso ser pega pela surpresa da doença, da morte, então embora viver os anos de saúde e maturidade que me são oferecidos. Dádivas da vida... 

Não há culpa em estar viva e sequer em poder viajar. É o que eu tenho pra hoje! Comentei com alguém: "quem sempre teve tudo não valoriza as conquistas, até porque não teve que conquistar, já estava tudo a mão." Eu não tive tudo, tenho que reconhecer os privilégios de nascer branca e ter pais que conseguiram me manter na escola até o ensino médio, mas viajar é conquista recente... Valorizo até a última gotinha.. 

Ano passado minha amiga me convidou pra ir pra Ushuaia, ela tinha o desejo de ver os pinguins no habitat natural e comprou essa viagem.... Eu não sabia bem o que havia por lá, mas a Geografia, que eu adoro, me fez desejar ir junto. Compramos a 8 meses atrás e foi a melhor decisão.

Dia 23 de fevereiro foi o dia do embarque, vamos lá conhecer o fim do mundo.

Ushuaia é a cidade mais austral do planeta, há outras, mas são povoados com poucos habitantes, cidade mesmo é essa. Semanas antes comecei a entender o que era esse lugar, comecei ouvir podcast, vídeos, textos e fotos, comecei a fica ansiosa como não costumo. Não faz parte da minha vida essa ansiedade, mas desta vez foi impossível segurar, na véspera não conseguia fazer nada, além de pensar na mala, nos detalhes e no fim do mundo...... Então na verdade minha viagem começou duas semanas antes!!


O dia da vigem nem foi  cansativo, o voo partiu 11h da manhã pra Buenos Aires e de lá, 15h decolamos novamente pra Ushuaia, onde chegamos 19h30 sob o sol do verão no hemisfério sul, meu coração chegava acelerar. Eu já esperava uma cidade diferente e linda, expectativa plenamente atendida.... e o melhor, sem fuso horário!! 


Nos acomodamos no hotel, a um quarteirão da entrada da cidade e já saímos pra rua com as câmeras na mão, Ione e eu...

Nessa noite não conseguimos jantar, os restaurantes não recebiam um grupo de nove pessoas 22h30, tivemos que comprar uma pizza e uma garrafa de vinho, que por lá tem um preço muito bom, nem foi nenhum sacrifício. 

Primeira manhã por lá.... o café da manhã foi bem concorrido, íamos sair bem cedo e todas as pessoas hospedadas também, mas que importância tem isso quando estamos no fim do mundo e já saindo pra conhecer o "Parque nacional da Tierra del Fuego"??

Pela primeira vez vimos a vegetação repleta de árvores caídas que eu tinha lido que era por causa dos castores (espécie introduzida para criar e produzir peles e que hoje é um problema para a ilha, a produção não vingou, mas os castores canadenses estão no paraíso sem predadores). Chegamos ao posto do correio do fim do mundo e depois fomos passear no trem do fim do mundo, que dia mais delicioso.....

Um destaque para a agente de viagem @AlineRehrs. 


Grupo animado D+


No Aeroporto de Ushuaia 













5 comentários:

Ione Damascena disse...

Rose você nos encantam com suas excelentes fotos. Hoje me surpreendeu com este registro da nova página de seu livro da vida. Sou sua fã.

Aline Roehrs disse...

Lindo relato do primeiro dia de viagem, Rose.
Me encantei com cada detalhe, além das suas fotos que são lindíssimas.
Parabéns
E obrigada por me citar, encheu meu coração de alegria.

rose vega fotografia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rose vega fotografia disse...

Eu agradeço o tempo que gastaram lendo meu texto, já vi que tem alguns "enganos" mesmo assim vocês me deram o melhor que poderiam oferecer, o seu tempo!!!!

nadircapello@gmail.com disse...

Bem assim , será inesquecível essa experiência.realmente devemos honrar o privilégio de estar viva e fazer valer o oxigênio que respiramos.
Foi muito prazeroso conviver entre pessoas tão especiais e generosas...sem vossas companhias nao seria perfeito como foi.
Agradeço tbm a vc pela generosidade de dividir seu conhecimentos incansavelmente...o texto tá ruim. Faltam palavras .GRATIDÃO querida Rose e companheiras de viagem.