terça-feira, 2 de novembro de 2021

CITA - Minha nova cidadania

 

     Meu pai foi  nascido na España em 30/08/1915, mais precisamente em Seron na província de Almeria. Sempre soube dessa origem, mas acreditava que não teria direito a cidadania porque meu pai mudou seu nome quando fez seu passaporte lá na sua juventude.

     Quando a España começou conceder aposentadoria aos espanhóis residentes no Brasil, meu primo fez a solicitação para meu pai e foi negada, porque na certidão de nascimento dele o nome era: Juan Ramon dela Santa Cruz Vega Castaño........ lindo demais, né!! Nos seus documentos brasileiros era Juan Ramon Vega Castano, isso mesmo, sem o til no n.

     Baseada nesse fato nem pensava em cidadania. 

     Mas, sempre há um mas.... as coisas estão difíceis por aqui e pensando nos meus filhos e netos, comecei a pensar na distante possibilidade de solicitar essa cidadania. Não fui atrás de informações, estava esperando nem sei o que.....

     Em junho quando eu estava passeando com as amigas em Minas Gerais, nas cidades históricas, minha prima Godiva com quem converso regularmente através do WhatsApp pediu se poderia passar meu contato para seu irmão, Edson. Ele também gostaria de  conversar comigo....... Foi muito rápido que  entramos em contato e na conversa deliciosa que tivemos ele perguntou se eu não tinha interesse em solicitar minha cidadania espanhola, ele e sua irmã mais velha, Edna, tem essa cidadania que obtiveram pela parte de nossa família materna que também são espanhóis.

    A conversa foi deliciosa, muito bom conversar com gente inteligente e com tem temos interesses em comum além da origem e da história da família.... Nos dias seguintes ele foi me orientando por troca de mensagens, disse que essa troca do nome do meu pai não teria relevância, uma vez que não era nome de família, apenas uma referência a igreja onde havia sido batizado. E então comecei a tomar as providências, aliás, ele tomou todas as providências. Solicitou na España a certidão de nascimento do meu pai, que chegou rapidamente e sem custo algum!!! Isso mesmo, sem custo !!





     Foi meu primo quem solicitou a certidão de nascimento de inteiro teor da minha mãe, nascida em Brury-SP, localizou o cartório onde foi realizado o casamento deles aqui em São Paulo e foi me orientando em cada detalhe........ Eu paguei os documentos solicitados em inteiro teor e com apostilamento, o que também não foi caro, em vista do que as pessoas gastam contratando advogados para preparar essa documentação.

     Muito gostoso ler esses documentos, eles contam a nossa história, emocionante. A certidão de nascimento da minha mãe é linda D+ vou deixar todos esses documentos aqui como imagem.

     Aí começam as surpresas, a primeira: eu fui registrada como Rosimeire ...

    Incrível como uma pequena letrinha causa um pequeno transtorno e um pequena crise de identidade, eu nunca gostei que escrevessem meu nome errado, afinal eu sou Rosemeire, ou será que não?? 

     Pra corrigir esse erro, que se deu pela transcrição errada do conteúdo do livro de registro para a certidão emitida, lá em 1964, tive que voltar ao cartório, este na Vila Maria e autorizar a alteração, mas na certidão de inteiro teor lá está meu nome como Rosimeire....... (aqui caberia um emoji de carinha feia) eu não curti essa novidade, é estranho, mas apenas esse detalhe dá um nozinho na cabeça, já fiquei imaginando quem descobre que os pais não são os pais e por aí segue.......

   Com os documentos prontos e a CITA agendada no consulado da España surgiu outro probleminha. Na certidão de nascimento do meu pai, o nome da minha avó estava como Matilde Castaño Sanches e nos outros documentos brasileiros como Maria Dolores ....... Chegou dar um certo desânimo, mas conversando com o primo Edson decidi que iria tentar mesmo assim. Caso desse problema aí então veríamos como resolver. Já tinha um contato de especialista srº Francisco para ajudar depois.....

     Meu primo me deu todas as informações, todas mesmo. Desde essa parte burocrática e legal até como chegar de transporte público no consulado. Lá fui eu, dia 27 de outubro de 2021 às 12h40, uma quarta feira, para o consulado, como tinha essa divergência no nome da avó, eu já estava preparando o emocional para o não... era uma boa possibilidade. Na verdade o que me deixa preparada para os nãos da vida é a quantidade deles com que já tive que lidar...... e a maturidade. Aos 57 anos não dá pra ficar choramingando pelos cantos, também atribuo a força das mulheres espanholas especialmente as da minha família com quem identifico essa força enorme que sinto cotidianamente.

      Quando fui chamada, entreguei os documentos, que já começaram a ser lidos, e segura coração!! Assim que a atendente viu a divergência de nome, foi consultar outras duas pessoas na sala e demorou um pouco, não sei dizer o tempo, esse tempo de espera não é medido pelo relógio. Quando ela voltou ao balcão, me perguntou: você sabe o nome da sua avó? E naquele momento eu não sabia, só sabia que tinha dois..... Ela informou da divergência e me entregou outro formulário para preencher, já me dizendo que meu nome na minha certidão de nascimento espanhola será: Rosemeire Vega Altarejo 

    Não dá pra descrever a sensação, escrevendo aqui voltei a sentir a mesma emoção, as lágrimas brotam.......

     Eu sou uma cidadã espanhola, eu sou uma espanhola, eu sou uma espanhola, eu sou uma espanholaaaaaaaaa!!!

     Indescritível essa sensação, eu não desejei, mas quando chegou pra mim essa nova identidade, ela me invadiu e tocou todos os cantinhos da mais profunda emoção. Fico imaginando meus pais... meu pai que nunca retornou a España depois que chegou aqui em 1922, nunca solicitou naturalização brasileira, embora se considerasse brasileiro, nunca votou aqui, mas trabalhou em campanha política. Tinha um pensamento um tanto revolucionário e maluco dos espanhóis.... Minha mãe que não teve seu sobrenome colocado nos filhos, esse machismo entranhado em nós, agora tem uma filha que leva seu nome.... (mais lagriminhas). Eu chorei lá sentada preenchendo esse formulário,  protegida pela máscara, que guardou a privacidade da minha emoção.....

     Nesta postagem só tem lugar para a felicidade. 

     Quando você toma pra si a responsabilidade sobre a sua felicidade, ela acontece nas pequenas e nas grandes coisas, não é o outro que é responsável pela sua alegria ou desalento, é sim, o que você permite que façam com você. Hoje eu me sinto super bem, eu sou a responsável por me dar momentos incríveis e eu dou todos os dias. Desde quando acordo 5h40 para ir trabalhar numa segunda feira até quando irei ao consulado da España buscar minha nova certidão de nascimento daqui a dois meses......




Aí temos mais um capítulo: Rose Ser Feliz, tinha pensado em mudar o nome do blog, mas pensando melhor, está bem assim!!!





     



Nenhum comentário: