terça-feira, 8 de março de 2022

Patagônia Argentina - Ushuaia - dia 25 de Fevereiro

     Nosso primeiro dia foi intenso e a programação repleta de coisas, vou contar um pouquinho do passeio do "trem do fim do mundo".

  O trem começou a funcionar em 1909, tendo como principal função transportar os presos da penitenciária de segurança máxima de Ushuaia até seus trabalhos, que se dividiam em diferentes atividades, tais como a extração de árvores nos bosques da região para usar como lenha e a busca de materiais para construção do presídio. 

      Depois de passear rapidamente pelo parque nacional da Terra del Fuego e tirar umas fotos na baia de La Pataia fomos fazer o passeio de trem, conforme descrito acima a finalidade não era nada romântica, embora o trajeto seja lindo. 
      O trem super bem conservado e com ótimo atendimento ao turista. O sistema de som tem canal de áudio em vários idiomas pra garantir o acesso ao conteúdo. Brincamos na estação La Macarena, tiramos fotos. Segue link do site oficial com todas as informações necessárias pra quem tem interesse:   https://www.trendelfindelmundo.com.ar/es   

      Ushuaia é um lugar que indo uma vez já dá vontade de voltar, porque eu fico imaginando a paisagem no outono, na primavera e até no inverno (no inverno não dou conta, é frio demais pra mim). No verão tivemos todos os dias sol e temperatura entre 9 e 12 graus celsius. Muito agradável pra fazer qualquer coisa, confortável! 

      Chegando de volta a cidade já no final da tarde, que por lá se estende até às 21h fomos jantar e descansar. 

      No dia 25, sexta fizemos o passeio de catamarã pelo canal de Beagle pra ver de perto o farol, os animais que ficam curtindo o sol do verão sobre as ilhas. Já adoramos a embarcação, super confortável, aquecida, com bar abordo e um sol lindo pra fazer aquela beleza toda saltar aos olhos...... 

"O Canal de Beagle, ou Estreito de Beagle, recebeu esse nome por conta do navio HMS Beagle, que fez expedições pela área do canal - na segunda viagem do navio, inclusive, estava entre os exploradores a bordo um conhecido personagem de importância mundial, Charles Darwin. O emblemático canal separa Argentina e Chile, as ilhas do Arquipélago da Terra do Fogo, e liga os oceanos Atlântico e Pacífico." 

 Quando o barco se aproximou da ilha vimos de perto os leões marinhos e uma ave que eu jurava que eram os pinguins..... (que vergonha, com certeza o serviço de autofalantes do barco informou o nome da ave, mas quem prestava atenção com aquele vento, aquele sol e aquelas imagens?? Eu não prestava..) Percebi que aqueles "pinguins" eram tão voadores, mas nem achei estranho, kkkkk.  Na verdade eram cormoranes, e de longe parecem pinguins por causa da cor. 

      Retornamos no final da tarde, ainda caminhamos pela cidade, jantamos no "Casimiro Bigua", enquanto esperávamos a refeição, alguma de nós olhou pra fora e viu um arco íris no canal, e sim, fomos brindados com um colorido bem diferente e lindo.









































Agora sim eram pinguins 












2 comentários:

Ione Damascena disse...

Fotografar é desenhar nossas lembranças de momentos incríveis.
Rose você tem um olhar único. Registra momentos que muitas vezes passam despercebidos e só depois nos damos conta de como são importantes.

rose vega fotografia disse...


Minha querida amiga, muito obrigada por participar junto comigo dessas aventuras longe de casa. Me divirto muito ao seu lado, não canso de admirar sua organização e capacidade de pensar em tudo!!!