Depois do helicóptero, fomos fazer uma caminhada (trekking), à Laguna Esmeralda. Fomos avisadas que são 9,4km ida e volta, dificuldade média.
Temos no nosso grupo 2 mulheres com mais de 70 anos e as duas firmes e fortes, exemplo pra gente que podia até estar de língua de fora, mas não poderia reclamar. Se a Deize e a Nadir deram conta, quem sou eu pra arregar..... ??
Saímos de Ushuaia pela "Ruta 3" com destino ao ponto de início da trilha.
Depois de ouvirmos de nosso guia as instruções sobre nosso trekking de 4,7 km, adentramos um denso bosque de Lengas, caminhando em um solo esponjoso, conhecido como turbas. Seguimos à margem de riachos de coloração ímpar. Logo iremos nos deparar com as castoreiras - diques construídos pelos castores -, que causam grande impacto no meio ambiente. Nosso guia fará uma pausa para nos contar essa história, bem como outras características da flora e fauna da região.
Após 2 horas de caminhada com paradas para descanso, chegamos à famosa Laguna Esmeralda, que é alimentada pelo imponente glaciar Ojo del Albino - compondo um dos mais belos cartões postais da Patagônia Argentina. Uma paisagem realmente magnífica!
Aproveitando essa paisagem, faremos nosso lanche enquanto ouvimos curiosidades sobre essa região de natureza e cultura tão rica.
Com o corpo e espírito renovados, iniciamos nossa caminhada de volta.
O caminho é lindo, parece o bosque o do desenho da Branca de Neve, cheio de árvores caídas com seus troncos brancos, o solo meio encharcado. Não foi tão cansativa, tirando uns trechos em forte aclive da ida, o restante foi bem tranquilo. Lá diante da belíssima laguna tomamos um lanche, tiramos muitas fotografias....
Detalhe das fotos: minha amiga levou a bandeira do Brasil, como sempre faz para compor a foto de lugares bonitos fora do Brasil. Neste momento em 2022 que temos um governos de direita que está destruindo a educação, saúde e meio ambiente, entre tantos outros absurdos, e usa a bandeira nas suas manifestações, eu não quero ser fotografada com a bandeira do Brasil. Não posso ser confundida com "bolsominion", então temos a foto do grupo com a bandeira, sem mim, e a foto sem bandeira comigo.
A sensação desse passeio foi de aprender Geografia entrando no mapa, em pouco mais de 4km andamos por três tipos de terreno com as suas vegetações características.
- Turfeiras que são um tipo de pântano
- Bosque de Lengas
- Pedregulhos da beirada do riacho
Saber que estava no sul do continente, próximo da Antártida e mais, por onde o Darwin andou explorando e conhecendo é no mínimo enriquecedor e muito prazeroso.
Quando retornamos para o hotel após um pequeno descanso fomos dar uma volta pela cidade e jantar. Saboreamos a deliciosa Centolla com vinho, muito gostoso e em boa companhia, ainda melhor!!!!
"Uma das iguarias mais desejadas, a Centolla (lithodes santolla) é a marca registrada da gastronomia de Ushuaia. Este caranguejo gigante é encontrado em águas gélidas no sul do continente sul-americano, de Valdívia ao Cabo Horn. Este crustáceo é bem resistente à pressão da água podendo ser encontrado até a 150 metros de profundidade."
Nenhum comentário:
Postar um comentário