quinta-feira, 24 de março de 2022

Patagônia Argentina - Ushuaia - Último dia na Terra do Fogo - Parte II

      Depois do helicóptero, fomos fazer uma caminhada (trekking),  à Laguna Esmeralda. Fomos avisadas que são 9,4km ida e volta, dificuldade média.

     Temos no nosso grupo 2 mulheres com mais de 70 anos e as duas firmes e fortes, exemplo pra gente que podia até estar de língua de fora, mas não poderia reclamar. Se a Deize e a Nadir deram conta, quem sou eu pra arregar..... ??

     Saímos de Ushuaia pela "Ruta 3" com destino ao ponto de início da trilha.


Depois de ouvirmos de nosso guia as instruções sobre nosso trekking de 4,7 km, adentramos um denso bosque de Lengas, caminhando em um solo esponjoso, conhecido como turbas. Seguimos à margem de riachos de coloração ímpar. Logo iremos nos deparar com as castoreiras - diques construídos pelos castores -,  que causam grande impacto no meio ambiente. Nosso guia fará uma pausa para nos contar essa história, bem como outras características da flora e fauna da região.

Após 2 horas de caminhada com paradas para descanso, chegamos à famosa Laguna Esmeralda, que é alimentada pelo imponente glaciar Ojo del Albino - compondo um dos mais belos cartões postais da Patagônia Argentina. Uma paisagem realmente magnífica!

Aproveitando essa paisagem, faremos nosso lanche enquanto ouvimos curiosidades sobre essa região de natureza e cultura tão rica.

Com o corpo e espírito renovados, iniciamos nossa caminhada de volta.



      O caminho é lindo, parece o bosque  o do desenho da Branca de Neve, cheio de árvores caídas com seus troncos brancos, o solo meio encharcado. Não foi tão cansativa, tirando uns trechos em forte aclive da ida, o restante foi bem tranquilo. Lá diante da belíssima laguna tomamos um lanche, tiramos muitas fotografias....


     Detalhe das fotos: minha amiga levou a bandeira do Brasil, como sempre faz para compor a foto de lugares bonitos fora do Brasil. Neste momento em 2022 que temos um governos de direita que está destruindo a educação, saúde e meio ambiente, entre tantos outros absurdos, e usa a bandeira nas suas manifestações, eu não quero ser fotografada com a bandeira do Brasil. Não posso ser confundida com "bolsominion", então temos a foto do grupo com a bandeira, sem mim, e a foto sem bandeira comigo. 








     A sensação desse passeio foi de aprender Geografia entrando no mapa, em pouco mais de 4km andamos por três tipos de terreno com as suas vegetações características. 

  • Turfeiras que são um tipo de pântano 
  • Bosque de Lengas 
  • Pedregulhos da beirada do riacho


Saber que estava no sul do continente, próximo da Antártida e mais, por onde o Darwin andou explorando e conhecendo é no mínimo enriquecedor e muito prazeroso. 


































     Quando retornamos para o hotel após um pequeno descanso fomos dar uma volta pela cidade e jantar. Saboreamos a deliciosa Centolla  com vinho, muito gostoso e em boa companhia, ainda melhor!!!!


"Uma das iguarias mais desejadas, a Centolla (lithodes santolla) é a marca registrada da gastronomia de Ushuaia. Este caranguejo gigante é encontrado em águas gélidas no sul do continente sul-americano, de Valdívia ao Cabo Horn. Este crustáceo é bem resistente à pressão da água podendo ser encontrado até a 150 metros de profundidade."










segunda-feira, 21 de março de 2022

Patagônia Argentina - Ushuaia - Último dia na Terra do Fogo - Parte I

       Nosso último dia em Ushuaia foi pra fechar com chave de ouro.

       Como já estava comprado nosso vôo de helicóptero, saímos cedo pra fazer. Houve um contratempo de horário com o outro passeio, mas nossa agente de viagem, Aline da RZ Turismo meia noite estava mandando mensagem para as agencias locais e já fomos dormir sabendo que tudo daria certo no dia seguinte. A empresa do helicóptero mandou taxi pra nos pegar e trazer de volta, serviço completo.... 

       Eu e a Ione parecíamos duas crianças vibrando ao chegar no aeroporto antigo de onde saem esses voos. Como a cidade é bem pequena, tudo é muito perto, daria pra ir a pé se tivéssemos bastante tempo. Lá vamos nós, 7 minutos sobre Ushuaia, a cidade mais austral do planeta...... Não é um capricho, é um prazer que 350,00 reais nos concedem.

       Eu olho no mapa e minha alegria cresce, é muito longe, mas ao mesmo tempo é perto, é na América do Sul, a nossa casa estendida. Detalhe, mesmo sem internet o Google Maps funcionava o tempo todo, sempre atualizava através do satélite a nossa localização precisa, até no avião no retorno fui acompanhando o trajeto - e eu gosto muito dessa parte da viagem.






       


































sábado, 12 de março de 2022

Patagônia Argentina - Ushuaia - 26 de fevereiro

       No terceiro dia, tivemos uma manhã livre pra caminhar pela cidade, trocar dinheiro, ver as lojas e as pessoas nas ruas. O dia estava ensolarado. 

      Antes de chegar a casa de câmbio, eu e a Ione resolvemos comprar um passeio de helicóptero, entramos numa agencia de turismo e compramos para o dia seguinte pela manhã, já fiz outros pequenos sobrevoos em lugares turísticos e gostei muito. Agência séria, equipamentos novos, bonitos e então vamos lá...

      Caminhando pelas ruas, observamos muitos detalhes, muitas flores, casinhas, torres, pessoas, janelas e gato!!! 

      Nos perdemos do grupo, almoçamos sozinhas e fizemos muitas fotos. Nosso ponto de encontro era o porto de onde sairíamos em ônibus pra ir pra uma ilha "pinguinera", desta vez ver os pinguins de verdade bem de pertinho. No centro de informação ao turista, tem uns carimbos disponíveis pra carimbar o passaporte, é muita fofura, não resisti e coloquei uns três pelo menos..... 















 





      A tarde seguimos para: Estância Harbertón. Dessa estância fomos de barco até a ilha pra ver os pinguins de pertinho. Experiência muito legal, não podemos chegar muito perto. No verão eles estão em período reprodutivo e cuidando dos filhotes antes de empreenderem outra longa jornada nadando até próximo de Buenos Aires. 

"ESTÂNCIA HARBERTÓN

Fundada em 1886, por Thomas Bridges, é a primeira construção em Ushuaia, onde se destaca a conservação de seus prédios originais - madeira, ferros e vidros trazidos da Europa. Desse ponto é possível pegar um barco para conhecer a Ilha Martillo, onde se pode apreciar uma importante colônia de pinguins. 

Serve de local de hospedagem para turistas, externada monumento histórico nacional em 1999, possui lindas vistas, também há um museu de aves e mamíferos marinhos."