segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

SESC Pantanal

Este mês foi muito emocionante na minha vida. Viajei como nunca havia feito em toda vida, estou de volta hoje: 21/01/2013.........

Descansada e de alma renovada, vamos retomar a rotina e curtir os últimos dias das merecidas férias!

Pra começar o primeiro relato de viagem:

SESC Pantanal.

Foi meu filho quem teve essa ideia maravilhosa de conhecer o pantanal, aproveitado as ótimas instalações do SESC. A pesquisa de preços, passagens aéreas, traslados, etc começaram meses antes. 
Por sorte  o Willy também estaria de férias e a Bruna tirou uns dias "de folga".

Então lá fomos, pela primeira vez a família toda num passeio desse porte. Nem mesmo pequenos passeios fizemos os cinco juntos, acho que foi mesmo inédito.

Estou ainda encantada!!

O lugar é quente e tem pernilongos, mas eu iria novamente a qualquer hora, ou melhor, pretendo voltar  no período de seca para ver outra paisagem e mais animais. "Valeu a pena cada centavo e cada instante".

A viagem foi longa, saí de casa 5h da madrugada, pois o voo estava marcado para às 7h.
Fizemos escala em Campo Grande, e desembarcamos em  Cuiabá, onde encontramos a Bruna e o Willy e seguimos de van até Poconé, a entrada do pantanal. O calor já estava lá quando chegamos....
Como Cuiabá é quente. 

Nos acomodamos nas excelentes instalações, e já marcamos o primeiro passeio para aquela mesma noite: "Focagem noturna"

Vista do SESC e ao fundo o rio Cuiabá


Para essa focagem noturna o barco saía por volta das 8h da noite, todos de coletes, e apreensivos.......

Mal sabíamos o que nos aguardava!!
O guia conduzia o barco e iluminava com farolete as margens para que avistássemos os animais em seu ambiente à noite. Ele iluminava os olhos dos jacarés, mas quando se aproximava é claro que os bichinhos assustados mergulhavam imediatamente. 

Quando ele avistou um filhotinho, aproximou o barco e com muita experiência e esperteza "pegou" o jacaré..........foi engraçado e complicado ao mesmo tempo. Todos no barco queriam pegar o jacaré e tirar fotos, quando o jacaré foi passado para a turma de trás, fez xixi que escorreu bem pertinho de mim e da Bruna...........



Um capítulo a parte é o borboletário: sem palavras, apenas fotos:




O segredo é não correr atrás das borboletas..........
é cuidar do jardim para que elas venham até você!!

Outro passeio, "trilha do tatu"


Caminhada por trilhas ecológicas
 
Trilha do Tatu: suspensa sobre palafitas, pode ser percorrida durante todo o ano. No período das águas, no percurso de 1.300 metros, o visitante caminha sobre a mata inundada. Dali é possível observar a fauna e ver a flora em seu apogeu. Também conhecida como trilha dos macacos, pela intensa presença desses animais, que chegam a alimentar-se nas mãos dos visitantes. Os caminhantes poderão acessar o mirante da trilha, de onde terão uma esplendorosa panorâmica da região. Duração: 2 horas.













Passeio ao corixo do Moquém:

Observação: o termo Corixo (conhecido como igarapé na Amazônia e igapó no Nordeste) designa um canal formado em época de cheia, dando vazão às águas do campo, rios e baías. No Pantanal chega a ser navegável durante parte do ano; o termo moquém é uma denominação dada pelos índios Bororos ao local de onde retiravam varas para fazerem os espetos com os quais construíam jiraus para assar a caça.














Outro passeio fantástico foi o alvorecer.

Alvorecer: o passeio começa antes do nascer do sol, com saída do Hotel às 4:30 da manhã. Tem início com navegação, ainda no escuro, pelo rio Cuiabá, ouvindo-se os sons que vêm da mata com o despertar de seus moradores, enquanto aguarda-se a deslumbrante aurora pantaneira. Duração; 02 horas.
 





Voltando rio abaixo, passamos pela casa do pantaneiro.
Há no local um senhor morador antigo das terras que hoje pertencem ao SESC, "seu Dito Verde".
A casa é de pau a pique, coberta por um tipo de vegetação local.
Ele vive com os filhos (que hoje estudam em Poconé, onde ficam durante o período letivo).
Desce o rio para pescar, e depois tem a tarefa de receber os visitantes e tocar sua violinha!! Um show a parte!!







Um dos melhores passeios que já fiz até hoje, (até hoje porque pretendo fazer ainda muitos).
Recomendo a quem tem vontade de conhecer este nosso lindo Brasil, vale a pena e muito!!

6 comentários:

Mi disse...

Lendo seu blog e vendo suas fotos lindíssimas, tenho a sensação de que você está conseguindo fazer jus ao nome dele "Rose ser Feliz", isso também me faz muito feliz! Avante amiga! Bjs

Alê Viotti disse...

Rose td bem???
Eu voltei, intalaram minha internet finalmente....o apê ta lindo, logo, logo vou mostrá-lo no blog...
Que viagem legal, adorei e fiquei morrendo de vontade de fazer tb, tenho muita vontade de ir a Bonito, estou querendo me programar para as próximas férias de Janeiro....
Bjooos e Boa Semana.

Unknown disse...

Oi Rose, estou aqui para retribuir a visita e dizer que adorei seu relato, que leveza, fotos lindas, momentos maravilhosos. Parabéns, fico feliz que tenha aproveitado sua viagem para escrever essa página tão legal. Vou começar a segui-la, pois gostaria muito de compartilhar nossas viagens futuras. Grande abraço. Ah, adorei a parte que o jacaré brindou a galera com o xixi, rsrsrs

Jaueline Costa disse...

Oi Rose!
Procuro sempre relatos de pessoas que já viajaram aos lugares que pretendo ir, já desisti de viagens e confirmei outras também pelo que li sobre os lugares, isso é mais importante do que fotos!
Eu e minha família embarcamos dia 07 de abril para o Sesc Pantanal e estamos ansiosos por essa viagem, a primeira com nossa neta de 10 anos.
Bom ter lido aqui que vc tb se encantou com o lugar, os serviços, etc...
Recomendo o Sesc de Maceió - Pousada Guaxuma e o Sesc Piatã em Salvador.
Beijos

Unknown disse...

Olá,
Gostaria de saber como você fez o translado do aeroporto até o Sesc.

rose vega fotografia disse...

Margarida, desculpe não ter visto ainda seu comentário no meu blog, obrigada pela visita. O SESC disponibiliza um micro ônibus que faz com muita eficiência o translado até o hotel, é só ligar lá, ou mandar e-mail que eles informam, se não aumentou fica em R$70,00 ida e volta, por pessoa.