terça-feira, 28 de novembro de 2023

San Pedro de Atacama - Chile I

 



     Era um grande desejo conhecer o famoso deserto do Atacama..... Minha amiga Ivone sempre fala, "não crie expectativas, você pode se decepcionar". Não costumo criar expectativas muito altas, sempre me surpeendo positivamente.... Mas desta vez não tinha como, as expectativas já estavam lá, todas fervilhando na minha mente, incontidas, vibrando..... E foram superadas e muito!!

     Se receber algum convite pra voltar,  aceito de antemão, já quero voltar!!

   Saímos no sábado 07 de outubro para Calama, de onde se pega um transfer para San Pedro. Foi tudo muito tranquilo, já sabia o que íamos fazer, quais os passeios, os horários. Nesse ponto ouvir o podcast FULL TOUR - DICAS E ROTEIROS DE SAN PEDRO DE ATACAMA, foi sensacional..... Eles falam dos melhores horários, por onde começar, etc, etc, com muitos detalhes. Ajudou com eficiência absoluta, foi como fazer uma visita prévia, recomento: Podcast full tour   

    Uma tarde quente, ensolarada, "calorada" chegamos em San Pedro... Uma surpresa atrás de outra, as cores das construções, as sombras projetadas pelo sol baixando, e o melhor, o LICANCABUR, o Vulcão mais lindo e impressionante que se vê da cidade e saindo e chegando dela todos os dias, tirei dezenas de fotos, pela manhã, a tarde, com nuvem, de mais perto, de bem longe...... Incansável!

     Quando eu mandei essa foto para a família e conversei com eles, o Miguel muito admirado e com todo espanto na voz disse: "vovó, você está perto do vulcão?????!!!!" Inesquecível aquela vozinha, só fiquei imaginando o olho arregalado..

Sim, eu estava perto de onde se localizam 22% dos vulcões do mundo. 



     E foi uma surpresa atrás da outra, cada passeio mais lindo que o anterior, dificil dizer do que e de onde mais gostei. Esse é o motivo destas postagens detalhadas, quero reviver, quero guardar comigo cada detalhe desta viagem "a viagem que eu desejei fazer"









     No dia seguinte, 8 de outubro, aniversário do meu filho, fomos no primeiro passeio, recomendado para se fazer na parte da manhã. Um pouco mais longe de San Pedro, Valle del Arco Iris. São montanhas de cores diversas provocadas pelos minerais expelidos pelos vulcões a milhares de anos...... é como fazer uma volta no tempo, contemplando a formação do planeta, muita informação, estão lá as camadas acumuladas, os tipos diferentes de pedras produzidos pelo tempo de resfriamento ...... "Geografia na veia"!


     Eu fiz algumas fotos, uma das quais me admirei bastante no momento. Um pássaro entrou na minha composição da montanha com a lua, quem olha fixa o olhar por mais tempo, eu adorei...... só eu tenho essa fotografia. Segui encantada no lugar...






























     Bem cedo quando a gente chega faz um frio danado, e haja hidratante pra manter a pele minimamente saudável.... tomamos nosso primeiro delicioso café da manhã montado pela empresa no deserto, tem banheiro e boa infraestrutura, então não foi aí que conheci o "banheiro Inca"

    Saindo do Valle, logo vi as primeiras lhamas na natureza... de longe o camelídeo é muito fofinho, de perto a carinha é bem feinha, tão feinha que chega a ficar bonitinha.. 







 
     Paramos em um sítio arqueológico, foi como ver povos primitivos falando, a distância temporal nos coloca diante de um teatro, aí fica por conta da imaginação entender o tempo e as condições onde aqueles desenhos foram produzidos.... É uma viagem na viagem.








O guia estava com um amigo fotógrafo muito bom, vale a pena conferir o trabalho dele, vou deixar link. Ele me incentivou a chegar pertinho da lagartixa e fazer essa foto, agradeço muito, adorei......

Instagram do Fotógrafo

Mais uma vez agradeço as amigas que me acompanharam nessa viagem incrível!!


3 comentários:

Anônimo disse...

As fotos estão maravilhosas e a narrativa me incentivou a começar a programar a viagem. Sua vontade contagiante de viver transborda o texto. Viajar sempre alegra a alma.

Anônimo disse...

Amiga, como você está arrasando na narrativa! Tem tanta vida, tanto sentimento que eu viajei novamente pra lá! E uma vontade enorme de ouvir, ouvir tudo o que contemplou! Fala mais! Amei!

rose vega fotografia disse...


Narrar a viagem é viajar de novo, isto que estou fazendo, quero todos esses momentos e essas fotografias grudadas em mim. Foi muito importante essa viagem, crei que está explícita minha alegria. Obrigada por reviver comigo essa viagem.