sábado, 11 de novembro de 2023

Chile - Santiago

      

     Viajei muitas vezes porque alguém me chamou, vamos para Cuba? Vamos fazer um cruzeiro? Vamos para praia? Eu sempre fui na viagem das amigas.... Agradeço a companhia. Sempre foi muito bom.


      Mas a viagem que eu queria fazer era outra, eu queria ir para o Chile. Minhas amigas já haviam ido, e eu ainda preciso de companhia, até quero me aventurar viajar sozinha, mas acho mais seguro ir acom alguém para fora do país. A Ione se prontificou pra ir comigo, depois nos juntamos ao Silvio e a Dailze.


     Nos reunimos online pra comprar as passagens, seria 02 de outubro a ida e 13 o retorno. Incluindo no dia 07 ida para Calama para conhecer o deserto do Atacama..... 


      Os preparativos já foram incríveis, comecei ouvir podcast, pesquisar os passeios, escolher o que íamos fazer, fiz DUOLINGO pra melhorar a comunicação. 


      Comprei um livro da Isabel Allende em espanhol pra dar um up no vocabulário. Sempre gostei dessa autora e através dela soube um pouco da história recente do Chile, ela é sobrinha do presidente Salvador Allende  assassinado pela ditadura no golpe militar que sofreram em 1973. Não sei explicar o motivo, mas me identifico com as ideologias mais a esquerda, tenho asco da direita maluca que se instalou no Brasil nos últimos anos..... Então a história do Chile mexe comigo. 


     Recentemente fui ver no IMS com meu amigo Joilton, a exposição de fotografias de Evandro Teixeira que fotografou cenas da ditadura e o sepultamento do poeta Pablo Neruda. Evandro Teixeira - IMS    


     Aterrizando na viagem de novo....... compramos daqui os passeios escolhidos. Muitos preparativos porque uma viagem de mais de 10 dias com mala de mão precisa de organização e planejamento. E em outubro ainda faz frio no Chile, previsão de amanhecer com 5º a 11°. 

 

     Comprei minha poltrona na janela do lado direito da aeronave para contemplar a cordilheira dos Andes, um outro desejo dentro da viagem....... Essa parte não deu certo, embora o horário escolhido do voo fosse pra sobrevoar a cordilheira ao entardecer, um problema atrasou nosso voo em 3h, isso mesmo 3 horas dentro do avião na pista. Atravessamos a cordilheira a noite e parte do planejado e muito desejado já não deu certo aí. 


      Como os imprevistos fazem parte da vida, já fui administrando a frustração, porque ela não poderia tirar minha alegria que estava incontida..... Pra constar, nos 4 voos saindo e chegando a Santiago, não vi a cordilheira como desejava. Já está nos planos e nos desejos retornar pra ver a cordilheira como desejado. Um detalhe apenas que já deixou o gancho para a próxima. 


     Os dias em Santiago foram incríveis, ficamos num aparthotel muito bem localizado no bairro da Providência, ao lado da estação Manuel Mont do metrô, de onde partíamos para explorar a bela cidade. Ficamos hospedadas no San Pedro Apart, melhor custo /benefício... 



Foram dias muito bons, muito aprendizado, muito boa companhia nos dias frios e secos de Santiago. 



































5 comentários:

@Dailze disse...

Pode contar comigo, o meu nome é "viagem" e o sobrenome " já estou pronta". Podemos aproveitar e conhecer e em alguns casos reconhecer lugares, costumes e particularidades dos nossos hermano de continente. Tão próximos e ao mesmo tempo com costumes diversos. Valeu cada minuto, cada experiência, cada centavo.

Anônimo disse...

Que legal, muuuuuito obrigada! Nossa parceria para viagens deu certo!! Eu adorei sua companhia. Vamos para o norte da Argentina então.....

Anônimo disse...

Belo relato! Lindíssimas foto! Nada como realizar sonhos! Que venham muitos outros!

Anônimo disse...

Quem viagem, quem viagem...

rose vega fotografia disse...

Realmente foi uma viagem muito legal, vou fazer relatos das outras partes, antes que a memória "esfrie" dos detalhes e das emoções vividas, grata pelos comentários.