domingo, 23 de maio de 2021

2020 - Um ano atípico! De verdade, não só pra mim......

        Em fevereiro cheguei do passeio mais longo da vida que surpreendeu, alegrou e deixou registros incríveis. Até prêmio de fotografia eu ganhei com uma foto que fiz lá. Meu primeiro reconhecimento público do trabalho tão amado com fotografia. No final da postagem confiram a foto! 


       Hoje, maio de 2021 não conseguimos ir até a esquina em paz, uma faca paira sobre as nossas cabeças, quem vai ser o próximo?? Assustador... Assim que retomei a rotina de trabalho na escola em fevereiro mesmo, (cheguei da Turquia dia 19, dormi um cochilo e acordei correndo pra ir pra escola) não estar aposentada e tranquila tem essas desvantagens, ou vantagens não sei afirmar ainda.... Começaram os rumores da COVID-19 no Brasil. Havia um virus na China que estava matando pessoas e chegando a Europa......


        Eu não acreditava que isso pudesse ter alguma repercussão física por aqui. Pra mim era coisa muuuuuito distante. Em meados de março, a notícia que a escola ia fechar, lá vou eu com meus pensamentos "vou aproveitar esses dias e viajar, acho que vou pra casa da Bruna" imaginei uns dias de folga extra como aconteceu uma vez com a gripe suína. 


  Silêncio!! 


         Porque não vou relatar o óbvio, a grande tragédia que se abateu sobre nós. A COVID-19 chegou batendo com força, todos, pelo menos eu a minha família trancados em casa assustados, limpando tudo, passando álcool em tudo e começando usar máscaras para sair as ruas. Eu sentia uma vergonha diferente, usar máscara dava a sensação que queria aparecer, que queria ser melhor ou diferente dos outros, mas bastou ir pra rua a primeira vez pra constatar que não havia nada de diferente em mim. 


        Como faz um ano e meio que não escrevo nem público, não sei muito pra onde caminhar, mas tem um caminho que não dá pra deixar de lado. Em 2018 o povo brasileiro elegeu um louco para presidente, na época eu adoeci de indignação, perdi amigos (que foi até bom, não suportaria essas pessoas). Esse fanático entre tanto retrocesso que impôs ao país na administração da Pandemia, porque foi decretada uma pandemia pela OMS, marcou sua postura e ampliou a tragédia. Não vou me deter mais nisso, afinal esse capítulo da história do Brasil será lamentado por toda a história..... já caminhamos 40 anos pra trás. Só não posso me furtar de falar da educação, como professora, lamento o grande estrago. Ministros da educação que se empenharam em destruir o sistema já precarizado e as crianças pobres fora da escola. Sim fora mesmo, porque quem não tem um bom equipamento, com uma boa internet e uma família em cima ou por baixo disso tudo, está sim fora da escola..... são milhares de crianças!!!


        Pra mim, na contagem dessa tragédia, os números da Educação não podem ficar de fora. Já temos especialistas em Educação fazendo essa denúncia e chamando a atenção para o fato, embora no momento os mortos, doentes, UTIs, abre e fecha do comércio assim como os desmandos do governo tomam a cena. Principalmente a péssima administração da pandemia que gerou uma CPI. 


         Está retomado o blog, quando tive tempo, não tive vontade ou coragem, hoje com os minutos contados, retomei meus registros. 






Esta fotografia me rendeu o prêmio do VII concurso de fotografias 
-De bem com Deus- 2020
dentro do tema: 
"Terra: Nossa casa comum"





         

Nenhum comentário: