sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Paraty em foco - 2024

 

     Lembro com carinho a primeira vez que fui a Paraty. Fui viajar sozinha pela primeira vez na vida em 2013, fiquei hospedada na AFPESP em Ubatuba, de lá saí com um passeio para Paraty. Não tinha a menor ideia do que me esperava, fiquei olhando espantada pra toda aquela "belezura" um pouco sem entender a importância daquele lugar. Quando cheguei a noite fui ver as fotos que fiz e encontrei uma que me fez sentir "fotógrafa" . Tratava-se de um quero quero e o reflexo da torre da igreja... primeira vez que me senti fazendo uma fotografia que julguei interessante....






2013..... 

     De lá pra cá já fui várias vezes, tantas que não sei mais enumerar, mas 2022, 2023 e 2024 é certeza porque fui para o festival de fotografia que acontece todos os anos Paraty em Foco. Este ano o homenageado foi Sebastião Salgado, grande fotógrafo brasileiro admirado no mundo por seu trabalho maravilhoso..... (foi tão emocionante vê-lo caminhando pelas ruas.... ) 

     Novamente fui sozinha, o que foi muito bom porque me dei o tempo que quis e desejei onde quis e desejei.... Logo na quinta feira dia 12 participei da palestra do fotógrafo João Roberto Riper, ao vivo no auditório da Casa da Cultura ... sensacional ver de perto grandes personalidades da fotografia. O trabalho que ele apresentou foi: "Um olhar de bem querer sobre o Brasil". Ele fotografou brasileiros nos mais escondidos recônditos e testemunhou a felicidade dessas pessoas a quem falta muita coisa, mas não precisam de remédios para sentir a genuina felicidade......

     Ponto alto do festival: Comprei o livro do Evandro Teixeira e tive a gloriosa oportunidade de me sentar a mesa dele, na livraria das Marés e ouvir suas belíssimas e deliciosas histórias. Ele contou pra mim detalhes dos lugares que fotografou no Chile, em 1962 na copa do mundo e depois na década de 70 quando registrou presos políticos no mesmo estádio de futebol...... me emociono ao escrever. Estive com uma personalidade que admiro, e tive o privilégio de desfrutar de um pedacinho da sua história que naquele moment acontecia junto com a minha...... Comprei o livro, ganhei autógrafo e fui chamada de menina...... Ele fotografou o enterro de Pablo Neruda, escritor chileno ("Neruda se tornou um dos poetas de língua espanhola mais lidos e traduzidos no mundo inteiro.") que se tornou um momento político de resistência a ditadura. Só não consigo entender como parte do povo brasileiro em 2022 desejou, planejou e tentou executar a volta da ditadura.... Que as pessoas façam leituras, vejam fotografias, pensem, ..... Não é possível desejar tal absurdo, se deseja é porque ignora do que se trata!! 

Veja mais sobre "Pablo Neruda" em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/pablo-neruda.htm




Contando sobre o casamento que fotografou
 em Paraty na década de 60





O ponto alto foi a palestra do Sebastião que conseguir ver na praça, em pé por mais de 3 horas, e com os olhos vidrados, grande momento pra mim e pra todos que ali estavam e tiveram esse privilégio de viver essa emoção. 



Um final de semana perfeito, onde tive a companhia do amigo que a fotografia me apresentou, Joilton.

Conversamos sobre as palestras, fotografamos juntos o que foi muito bom!!


     

Nenhum comentário: