2022 foi um ano muito intenso, divorcio na família, muitas mudanças, muito choro, eleições......
As mais difíceis desde que participo do processo. Sempre gostei, lembro da primeira vez que votei, sempre fui mais para o lado da oposição. Vi o PT nascer ouvindo pelo rádio os movimentos grevistas da região do ABC paulista. (eu era adolescente).
Chorei quando o Lula perdeu a eleição para o Color de Melo, eu não tinha 30 anos.
Em 2018 quando o pior candidato de todos os tempos, foi eleito e se confirmou como o pior governante de toda história do Brasil, fiquei doente. Emocionalmente abalada, com uma raiva muito grande, só falava disso. Passei os 4 anos do desgoverno lamentando profundamente, reclamando e excluindo das minhas redes sociais e do convívio (na medida do possível) os "bolsominions" ...... é como são chamados os apoiadores do sujeito.
Segundo semestre finalmente chegou e com ele a eleição, foi muito difícil, até os últimos minutos da apuração não sabíamos o resultado. Os candidatos que foram para o segundo turno foram o Lula e o sujeitinho. Ah e não dá pra esquecer os debates, houveram vários, mas não havia discussão, troca de ideias, apenas agressões e a palavra "mentiroso" foi a mais dita. Como eu não tenho estômago pra ver a cara do sujeitinho não conseguia assistir.
Um fato que merece registro: na véspera do segundo turno, eu fui para a avenida Paulista ver fotolivros no IMS com o Joilton, meu colega fotógrafo. Do interior do edifício, começamos ouvir um forte som de movimentação popular, estava acontecendo uma caminhada em prol da eleição do Lula. Descemos imediatamente para a rua e eu me perdi no meio da multidão que cantava "tá na hora do jair, ja ir embora" meu coração acelerava eu cantava junto na maior euforia. Para maior alegria e surpresa, em um carro de som logo atrás vinham Lula, Fernando Haddad, as esposas, a Marina Silva, Geraldo Alkmin e outros......... Foi mágico pra mim. Não consegui fazer uma fotografia, estava muito feliz.
E foi assim que o Lula ganhou a eleição, com um resultado apertadíssimo, pouquíssimos votos de diferença, mas venceu. Eu cansada como estava, afinal acordada desde as 5h da madrugada porque trabalhei na eleição, fui para a varanda gritar a plenos pulmões... gritei toda minha raiva contida toda minha alegria presa e o medo de continuar esse tempo de barbárie....
Escrevo esse blog pra mim, sei que fico muito tempo longe, deveria escrever bem mais, porém esse foi um fato marcante na minha vida, vou deixar umas fotos aqui pra não perder.....
|
Essa foto foi na "carrinhata" dias antes na av Paulista |
|
Com a deputada do PSOL Sâmia Bonfim |
|
Com a Fotógrafa Monica autora da fotografia do Lula Com o pássaro
|
Com o autor da história do Lula em forma de cordel,
ganhei foto e o livro.