domingo, 21 de junho de 2020

2020 - Um ano atípico! Turquia 01




Janeiro se passou na paz, com os preparativos para minha viagem para a Turquia.

Estou relatando isto em junho de 2020, embora tenha tido bastante tempo pra escrever, os fatos ocorridos são auto-explicativos e vão justificar.

Muita ansiedade por essa viagem e nem preciso me estender. Uma reforma acontecendo, uma mudança prevista para breve, um custo alto de uma viagem internacional, os dias de trabalho perdidos, (embora eu tivesse umas horas de folga pra tirar, mas de forma informal) em muitos momentos bateu arrependimento. Daqueles bem grandes de calcular os prejuízos.... ainda bem que os prejuízos seriam muito e eu não desisti.

Fevereiro chegou, e agora como arrumar essa mala, inverno no hemisfério norte! Eu nunca havia estado em invernos rigorosos e recorri as amigas, assisti vídeos no YouTube..... peguei roupas emprestadas da Miriam, da Ione (apenas adereços, tá), comprei roupas na Decatlon. Mesmo assim o frio era uma insegurança. Adivinha se com toda essa assessoria eu acertei na mala?? Claro que não........ Levei muito peso desnecessário e faltou roupa básica e fotogênica pra fica legal nas fotos, houve dias que estava lamentável, mas nada que um P&B não dê um jeito.

Chegado o dia, passaporte renovado, (porque descobri em novembro que o meu estava vencido), malas prontas, vamos nós! Eu e a Margareth Alvarado nos encontramos no prédio novo pra deixar o carro na garagem e embarcar de UBER para o aeroporto. Eu nunca havia atravessado o oceano Atlântico. Foi um marco importante, meu pai fez essa travessia de navio em sentido inverso em 1922 e da minha família eu fui a única que consegui essa façanha.

Noite toda voando sobre o mar e quando estava acordada corria na telinha pra conferir onde eu estava. A escala era em Barcelona na España, onde chegamos pela manhã pra aguardar a conexão que nos levaria pra Turquia a tarde. Pousar em Barcelona já foi "a glória", usar minhas notinhas de Euro pela primeira vez. Observar que havia muitas pessoas de origem oriental usando máscaras, pois havia um vírus chamado Corona circulando pela China, foi até engraçado. Os orientais já usavam essas máscaras faz tempo.... achava que eles seriam cautelosos até demais. Eu tinha álcool gel pendurado na mochila, orientada pela sobrinha amorosa.

Chegamos quase ao anoitecer, meu relógio biológico já estava maluquinho, são 6h de fuso horário. Chegando em Istambul estava chovendo e frio, no trajeto até o hotel (depois da dificuldade de se achar no aeroporto, nem sei contar como as colegas resolveram e acharam o nosso guia). A primeira impressão que, é claro, não compartilhei com ninguém foi de decepção, que lugar estranho e feio.....

No hotel, começaram as surpresas, um guia falando espanhol nos recebeu e orientou, hotel luxuoso e lindo. Muitas pessoas circulando com curativos na cabeça, eu achei que fosse alguma coisa relacionada a religião muçulmana. Fiquei sabendo em seguida que Istambul é a capital européia campeã de cirurgias de implante de cabelo. Eram muitas pessoas, inclusive mulheres com os curativos na cabeça.

Vou encerrar este post por aqui, já me trouxe alegrias das boas memórias. Mas continuo em breve, que tem muita história.















Nenhum comentário: