Nascimento da Helena, de parto natural, dia 18 de Maio de 2018........
Mas assim sem detalhes não tem graça, pelo menos pra mim...... Vamos contar a história desse momento incrível. Fui pra Brasília dia 10, achava que a Helena estava as portas de nascer, afinal já estava de 40 semanas, (eu apostava que não chegaria a tanto, afinal todas as crianças hoje são tão adiantadas..)
A Helena teve seu tempo respeitado, apesar da ansiedade da mamãe, e de todos, ela veio no dia certo, no momento que seu corpinho assim como o da mamãe estavam preparados. Valeu a pena toda paciência, preparos com fisioterapia pélvica, consultoria da Doula, exercícios, escadas acima, bola de pilates e até chá de pimenta com chocolate e canela........ Passei uma semana dessa espera junto a minha filha, ansiedade, medo, emoção, tudo junto....Teve passeio, dia das mães, presentes, comidinhas (aquele atum inesquecível...), hidro na piscina com as amigas, manicure mais uma vez porque faziam 2 semanas que a mamãe já estava pronta, e até fotos no museu da Memória Candanga!
Quarta feira 16, em consulta o médico definiu: "como já completaram 41 semanas, se não nascer até amanhã, na sexta feira vamos fazer a indução do parto..." Vovó não queria dar palpite, mas a vontade de dizer pára com isso, marca logo uma cesárea era enorme!
Quem quer ver uma filha sentindo dor, ainda que seja pela mais nobre das causas, eu que não queria!!!
Na quinta feira a tarde, começaram as dorzinhas, que aliás já faziam parte da rotina, mas não evoluiam...... Dessa vez evoluiram! Por volta da 1h30 comecei a ouvir movimentos pela casa e o papai me chamou, já havia chamado a Doula, a bolsa havia rompido e a Bruna já estava em trabalho de parto com muita dor.
Coração de mãe se supera, peguei a minha câmera e acompanhei, registrando algumas cenas bem fortes, com aquela expressão de dor, de medo, de pavor e de muita dor, só de lembrar meus olhos marejam..... o processo todo demorou por volta de 6 horas, e foi muito intenso, a Bruna ficou mais calma quando nos instalamos no quarto e ela foi para o banho com a bola de pilates, (já havia pedido que queria uma cesárea várias vezes), nessa posição ficou mais de 2h, quando saiu de lá e colocou uma camisola, a enfermeira veio examinar e disse: "dilatação total" foi uma correria, chegou a maca, eu me meu genro fomos colocar a roupa esterilizada e correr pra encontrá-la na sala de parto já acompanhada do médico e da equipe de apoio.
Estar inteira nesse momento foi a melhor coisa da minha vida, eu vi minha neta nascer, eu vi minha filha se tornar uma mãe, eu ouvi minha filha sofrendo, mas também a ouvi dizer chorando: ohhhh meu amor, não chora meu amor assim que pegou a bebê no colo, com o cordão umbilical ainda ligado a ela. O papai todo emocionado olhava a filhinha com o maior olhar de amor e eu pude ver tudo isso acontecer ao meu redor, dentro de mim brotou mais um amor enorme.... Um momento difícil de descrever, muita emoção, eu não sabia se sorria, se chorava ou se fotografava, enfim fiz as três coisas ao mesmo tempo. Por incrível que pareça as fotos ficaram boas, o momento vivido, esse sim ficará para sempre registrado nas nossas melhores memórias, seja bem vinda Helena! Seja abençoada, tenha uma vida de alegrias e conquistas que a vovó vai acompanhar algumas corujando bastante..... Amo vocês meus filhos queridos!!!
Bruna você foi uma guerreira, mulher forte e corajosa que eu não conhecia! Filhos são assim, a gente vai amando, e descobrindo como um presente com muitos embrulhos que vamos tirando ao longo do processo de crescimento, te amo tanto, tanto, tanto..........